Cais do Remar

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO COMUNITÁRIO CAIS DO REMAR, VALÊNCIA DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MAIA (CSPM)
Centro Social e Paroquial da Maia (CSPM), sediado na freguesia da Maia, Concelho da Ribeira Grande, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos (IPSS). Esta IPSS foi criada por iniciativa da Fábrica da Igreja da Maia e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Angra em dezembro de 1995. As razões que levaram à sua criação foram o desejo de contribuir para a Promoção Integral de todos os paroquianos e sempre que tal se justifique e seja possível estender a sua ação aos habitantes das paróquias vizinhas.
EXTENSÃO DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MAIA À FREGUESIA DOS FENAIS DA AJUDA
O Centro Social e Paroquial da Maia em colaboração com outras Entidades Públicas e privadas, no ano de 2007 expandiu a sua ação social até à freguesia dos Fenais da Ajuda visando o combate à pobreza e exclusão social da população mais carenciada.
Esta freguesia composta pelos lugares de Criação Velha, Criação Nova e Ribeira Funda, possui uma população de 1269 habitantes e está situada na costa norte de S. Miguel, ocupando uma área geográfica de 13.36 Km2, limitada pelo mar e pelas freguesias da Lomba da Maia, Lomba de S. Pedro e Furnas (concelho da Povoação). A sua principal atividade económica é a agropecuária, sendo considerada efetivamente a maior produtora de batata da ilha de S. Miguel. Também se dedica à atividade de produção de leite, sendo considerada como a bacia leiteira do concelho.
CENTRO COMUNITÁRIO CAIS DO REMAR (CCCR)
O Centro Social e Paroquial da Maia, para perscrutar in loco, os problemas relacionados com a pobreza e exclusão social e ser “resposta” adequada e proporcional a cada situação, instituiu o Centro Comunitário Cais do Remar na Freguesia dos Fenais da Ajuda, tendo os seguintes objetivos gerais:
  • Coadjuvar os serviços públicos competentes e/ou as instituições particulares “dispostos a trabalhar” num espírito de solidariedade humana, cristã e social com o intuito de reduzir os vários tipos de pobreza de indivíduos e agregados familiares mais vulneráveis; 
  • Constituir, enquanto agente a funcionar in loco, redes de interação entre recursos endógenos e exógenos para potenciar os recursos locais, humanos e materiais;
  • Elaborar e monitorizar projetos adaptados aos recursos locais que motivem os indivíduos na sua capacitação integral;  
  • Manter o Centro Comunitário a funcionar como espaço de troca de saberes, de convívio, de informação, de aquisição de competências, de integração social e no mercado de trabalho;
  • Motivar e capacitar integralmente o indivíduo para ser protagonista da sua própria história;
  • Criar iniciativas dentro da comunidade que mantenham no individuo o desejo de superar as suas limitações.
O CCCR, na sua função, de agente facilitador de redes, colabora com outras instituições, entidades públicas, voluntários e amigos para facilitar a interação entre recursos endógenos e exógenos, sempre com o intuito de potenciar recursos locais. 
Apesar do CCCR ser uma mais-valia para a Comunidade, sente-se impotente para atender todas as solicitações e ajudar a solucionar os problemas relacionados com a pobreza por escassez de recursos económicos, financeiros e humanos.
A sua intervenção centra-se essencialmente nas freguesias dos Fenais da Ajuda e Lomba de S. Pedro, Concelho da Ribeira Grande. Tratar-se de uma realidade que possui inúmeras fragilidades, entre as quais a expansão do consumo e tráfico de substâncias psicoativas, consumo de álcool, elevada taxa de desemprego e falta de propostas de emprego adaptado à realidade, baixo nível de escolaridade, insucesso e absentismo escolar e fraca rede de transportes. Não obstante, possui uma população maioritariamente jovem, desejosa de qualidade de vida saudável e de minorar os problemas sociais e económicos que os afetam.