PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - LOMBA DA MAIA

 

O primeiro templo que no lugar da Lomba da Maia serviu ao público foi a ermida de Nossa Senhora do Rosário – pequena ermida que foi sede do curato respectivo até ao ano de 1867. Como essa ermida era de dimensões demasiado reduzidas para a população local, logo se pensou em construir um novo templo que servisse de igreja paroquial.

A construção desta teve o seu início no ano de 1868, concorrendo para ela todos os habitantes da Lomba da Maia, com esmolas recolhidas por ocasião de vários peditórios.

As obras decorreram com certa morosidade por falta de recursos. No entanto, empenharam-se altamente por elas o Padre Manuel Moniz de Medeiros e o mestre José Fidalgo a ponto de ambos chegarem a hipotecar parte dos seus bens a fim de poderem ir liquidando as despesas com a mão-de-obra e materiais. Ainda por esse tempo, a Lomba da Maia, era curato sufragâneo da Maia, tendo sido elevado a paróquia alguns anos mais tarde.

Com as referidas obras de construção, a igreja de Nossa Senhora do Rosário da Lomba passaria desde logo a ter feição actual, constituindo um templo bastante elevado.

Com a sua edificação, a primitiva ermida de Nossa Senhora do Rosário passou a ter a invocação de Sant’Ana. Na freguesia da Maia existiu também outrora uma ermida de Nossa Senhora do Rosário referida por Fructuoso e que no fim do século XIX já não existia.